10 maneiras de ser mais produtivo

Muitas pessoas sonham para que o dia tenha mais de 24 horas porque não se sentem capazes de fazer todas as suas mil e uma tarefas nas horas disponíveis. Mas a verdade é que especialistas e empreendedores de sucesso, afirmam que é mais que possível cumprir todas as suas responsabilidade do dia, e ainda ter tempo de sobra para aproveitar com a família e ou fazendo alguma atividade de lazer. Mas como isso é possível? 

 

O segredo é conseguir ser mais produtivo, consequentemente, saber aproveitar melhor seu tempo. A mudança de alguns hábitos rotineiros, e da visão de algumas perspectivas, podem te ajudar a alcançar o máximo de produtividade, ficar menos estressado e também mais feliz. Afinal quem não chegaria ao final de um dia de trabalho, com tudo feito e ainda com tempo de sobra, e não daria um belo sorriso? 

 

Deseja fazer parte desse grupo de pessoas que saem “pulando e sorrindo” do trabalho? Veja as dicas abaixo.

 

1- Tenha uma boa noite de sono

Para ser mais produtivo é preciso estar com sua saúde em perfeito estado. E se ainda não sabe, tanto a nossa saúde mental, como física, depende muito do nosso sono. Dormir não é “perder tempo” como alguns dizem, dormir é se reabastecer. Sem uma boa noite de sono, seus hormônios ficam desregulados, e certamente se sentirá mais cansado, estressado e menos criativo. O descanso é vital para o bom funcionamento do organismo e do cérebro. O sono é importante para diversas funções cerebrais como aprendizado, memória, bom humor, entre outros.

 

2- Acorde mais cedo

Se você tem boas noites de sono, não terá problema algum em acordar mais cedo não é mesmo. Muito se fala em “o milagre da manhã”, que na prática, são os benefícios de bons hábitos.  Quem acordou atrasado e ou em cima da hora, mal tem tempo de vestir direito, o que já pode gerar estresse em decorrência da correria para conseguir chegar no horário. Aquele que cria o hábito de acordar mais cedo,  também se torna mais produtivo. O dia começa com um momento para pensar sobre as tarefas do dia, um bom banho, um café da manhã reforçado e um percurso tranquilo até o trabalho.

 

3- De combustível para seu corpo

Ser mais produtivo requer saúde, como já mencionado acima. Então foque em você e em ter um corpo saudável. Aqui estávamos dando dica de saúde, e não em padrão físico. As atividades  físicas além de todos os benefícios que os médicos tanto falam, também ajudam na nosso bem-estar psicológico e emocional. Isso mesmo! Quando nos exercitamos seja em academia, em casa ou na rua, liberamos endorfina, ou mais conhecida como o hormônio do prazer.  Ou seja, será muito mais fácil produzir bem e melhor quando estamos abastecidos de prazer e saúde.

 

4- Alimentos também são combustíveis

Aquele papo que não dá tempo nem de parar para comer, não está te ajudando em nada, se o desejo é ser mais produtivo. Muito pelo contrário, pode estar atrapalhando o rendimento das suas atividades. Ninguém humanamente falando, consegue viver sem se alimentar. Os alimentos fazem parte do nosso dia a dia, não apenas para “encher nossa barriga”, mas para literalmente nos manter de pé. E quando digo ficar de pé, me referido a saúde e disposição. Mude o hábito de engolir qualquer coisa correndo entre um trabalho e outro. Você precisa parar e escolher bons alimentos para abastecer seu corpo e sua mente. Bons alimentos fornecem nutrientes também para nosso bem-estar. 

 

5- Tenha o controle do tempo

Para ser mais produtivo você não deve focar nas horas que tem para trabalhar, mas sim nas tarefas que precisa desempenhar e nos seus prazos. Para isso, seja organizado e tenha suas obrigações listadas por ordem de prioridade. Dessa forma, não perderá prazos e também não vai precisar virar o “super homem” ou a “super mulher” para fazer tudo ao mesmo tempo. 

 

 6- Seja organizado

Organização é a chave para ser mais produtivo. Pessoas desorganizadas sequer conseguem achar documentos importantes ou mesmos furadores de papéis. Se você trabalha diariamente com seu dia está desorganizado, certamente está deixando mais tarefas incompletas que concluídas. O mesmo acontece com sua mesa e ambiente de trabalho. Além das inúmeras distrações dispostas em locais de trabalho bagunçados, o ambiente também não é propício para criatividade e tomada de boas decisões. 

 

7- Não adie tarefas

Adiar tarefas é o mesmo que acumular funções, e isso certamente não te deixara ser mais produtivo. Quando você transfere a conclusão de uma tarefa para o dia seguinte, simplesmente por preguiça, estará complementando todo o seu dia seguinte  Além disso, o acúmulo de tarefas, só vai te fazer ficar mais atarefado, confuso e estressado. Claro que existem algumas funções mais chatas e que se pudéssemos não faríamos, mas como precisa ser feito, não deixe para amanhã. A dica aqui, é planejar suas tarefas de forma que essas menos prazerosas sejam concluídas no início do dia. Isso porque, no final do expediente, sua mente vai estar mais cansada e será bem pior.

 

8- Tenha foco

Sem foco é impossível ser mais produtivo. Não faça algo só por fazer, além de ter grande chance de ficar mal feita, ainda vai gerar uma sensação de desconforto. Foque nos seus objetivos, nas suas metas, nas suas atividades e naquilo que você deseja para sua vida profissional. Faça suas tarefas da melhor forma possível sempre. Cria hábitos para te livrar das distrações como, por exemplo, deixar o celular guardado na gaveta para evitar olhar de minuto em minuto,  colocar uma música relaxante para ajudar na concentração, ter gatilhos mentais para usar quando precisar retomar o foco, e outros.

 

9- Saiba dizer não

Sim, sim, sim! Ser complacente com tudo e o tempo toda não te ajudará ser mais produtivo. Aprender a dizer não é parte do processo. Algumas situações precisam receber negativas, da mesma forma que alguns colegas que a todo momento querem empurrar suas obrigações para o próximo. Se você acumula tarefa dos outros, não vai dar conta de concluir as suas, ou seja, improdutivo. Se a cada 5 minutos alguém te chama para tomar café e você aceita, vai perder grande parte do seu dia com papos furados que não levam a nada. Então, aprenda a dizer não! 

 

10- Se mantenha motivado

A motivação é uma forma de ser mais produtivo. Tenha pensamentos positivos, leia coisas boas, escute boas músicas, converse com pessoas agradáveis, estude, faça atividade que goste. Tudo isso vai te ajudar a ter mais motivação, e uma pessoa motivada conseguem ser mais produtiva.  Confie no seu potencial, e vá em busca dos seus objetivos. Ainda que não esteja no trabalho e ou função que deseja, ou mesmo que esteja, mas não se sinta valorizado, acredite no seu potencial, e naquilo que espera para seu futuro. Dê o seu melhor sempre, e não permita que duvidam da sua capacidade.

 

Gostou do artigo? Siga o Instagram , Facebook e Youtube do Bolos do Cerrado e acompanhe outras dicas e novidades. Se tem interesse em saber mais sobre a nossa Franquia, acesse o site

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *