Como atrair mais clientes para sua loja de bolos?

O mercado da alimentação, é muito atrativo, está sempre aquecido, mas também é muito  competitivo. Por isso os empreendedores que atuam com negócios desse segmento, precisam sempre estar atento às novidades e tendências para conquistar e fidelizar seu público. 

 

Além disso, é necessário desenvolver formas de comunicação que possam transmitir de maneira eficiente a mensagem ao público da sua loja de bolos. 

 

A venda final não deve ser o foco principal

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que para conseguir atrair mais clientes para sua loja de bolos, primeiro de tudo é preciso tirar o foco das vendas. O modelo tradicional de vendas, está sendo deixado de lado, porque os hábitos de consumo mudaram.  Atualmente os consumidores não buscam apenas produtos, elas buscam soluções, sensações e identificação com sua marca. 

 

Se tratando de comida então, essa identificação com a marca, além de confiança, precisa gerar o sentimento de  realização.  Afinal, seu bolo não deve apenas “matar” a fome, mas “abraçar” seu cliente e fazê-lo ter boas sensações e até mesmo lembranças como, por exemplo, as tardes de café com a avó, ou a mãe preparando sua receita de bolo favorita. Seu foco principal deve ser conquistar apoiadores da sua marca. Por isso é muito importante proporcionar uma experiência única e prazerosa. 

 

Ofereça um atendimento de qualidade na sua loja de bolos

Sua loja de bolos, não pode apenas comercializar bons alimentos, os clientes querem e precisam ser bem atendidos. Para isso, busque conhecer melhor seu cliente, e personalize seu atendimento de acordo com os perfis. É preciso demonstrar interesse por ele, para que ele também possa se interessar pela sua loja de bolos.

 

Ainda que tenha um boa equipe de atendimento, reserve algumas horas na semana, e vá para a linha de frente conversar com os clientes, é importante estar sempre atento aos sinais deles, e pronto para ouvir críticas. E quando ouvir, não fique justificando, peça desculpas, anote todas, e estude a melhor forma de melhorar. 

 

Se atualize sobre o mercado e os concorrentes

Como já mencionado, o mercado da alimentação está sempre em crescimento, e por isso mesmo, está em constante mudança. Por isso, se não quer ficar para trás e sempre atrair mais clientes, é muito importante estar sempre atualizado sobre as demandas e as ofertas da concorrência. Clientes estão sempre à procura de novas experiências, e sua loja de bolos  só será capaz de oferecê-las, se você estiver atualizado. 

 

Estude, pesquise, converse com clientes e parceiros para buscar entender as novidades, dificuldades e facilidades do mercado. Ao adquirir esse conhecimento, seu negócio será capaz de propor soluções e oferecer ao seu público benefícios que se tornem diferenciais da sua marca. 

 

Compre bem para atrair clientes

Para sua loja de bolos ter sucesso e atrair mais clientes, uma das dicas é escolher bons fornecedores para comprar muito bem e com qualidade. Procure selecionar produtos que atendam às necessidades do seu público e também aos seus recursos e prazos. 

 

A melhor opção são fornecedores que possuem canais de comunicação diretos, para facilitar a seleção, forma de pagamento e entrega  dos produtos. É importante trabalhar com quem consiga dar respostas rápidas e flexíveis. Faça uma análise dos seus fornecedores e se certifique de que eles estão no mesmo ritmo de crescimento que você. Também é preciso estar certo que eles serão bons parceiros para possíveis períodos de aumento das demandas. 

 

Agora se você tem, ou está pensando em ter uma loja de bolos franqueada, a questão dos fornecedores é facilitada pela franqueadora, e essa será menos uma preocupação. 

 

Planeje sua vitrine da loja de bolos

Se você tem uma loja física, a vitrine pode contribuir com até 80% para atrair mais clientes. Devido a isso, é importante planejar a exposição dos produtos de maneira bonita, harmônica e chamativa. Para isso identifique as preferências do seu público, esteja atenta as ofertas da concorrência e das tendências do momento.

 

Agora se sua loja for apenas online, essa dica da vitrine também é muito válida. Porque é preciso expor os bolos com boas fotos e com todas as características, peso e tamanho com detalhes, para que não haja dúvidas. Ainda é preciso, assim como na vitrine física, atualizar os produtos com frequência para mostrar a diversidade da sua loja de bolos, e instigar o deseja de compra.

 

Tenha uma base de dados de clientes

É muito importante ter uma base de dados do seu público. Afinal atrair clientes, também significa fidelizá-los. Tenha formulários manuais e ou digitais que te permita conhecer as preferências e opiniões dos seus clientes. Com esses dados, será possível estabelecer comunicações diretas de acordo com a preferência das pessoas. 

 

Quando seu cliente recebe, por exemplo, uma promoção em primeira mão por e-mail e ou Whatsapp do seu bolo preferido, ou mesmo se depara com uma mensagem de feliz aniversário, certamente se sentirá importante, e esse sentimento refletirá diretamente no relacionamento com sua  loja de bolos.  

 

Faça ofertas relâmpagos

A urgência aliada à economia são boas amigas das vendas. As ofertas relâmpagos são gatilhos mentais que devem ser usados para atrair clientes para sua loja de bolos. 

 

Para atrair e vender com essas ofertas, é preciso deixar claro o tempo da oferta, condições e, principalmente, o desconto obtido. Dessa forma você estará auxiliando na tomada de decisão do seu cliente, dando a ele todas as informações para que o senso de urgência funcione a seu favor. Certamente se as ações promocionais forem bem elaborados, e os bolos oferecidos tiverem qualidade e sabor, seu público será capaz de identificar a boa oportunidade de efetuar a compra. 

 

Esteja presente do digital

Você já deve saber que seu público, ou a maior parte dele, está presente no mundo digital. Então é preciso ficar claro, que para atrair clientes para sua loja de bolos, é interessante que sua marca também tenha presença online. Ainda que não esteja disposta a investir em sites e e-commerce mais elaborados,  as redes sociais já são um ótimo caminho. 

 

Elas permitem que você apresente seus produtos e serviços para um grande público, que talvez, sem o acesso às redes, nunca iriam conhecer seus bolos.  Além disso, elas possibilitam que você se comunique e interaja com seu público de forma rápida e dinâmica. Utilize os perfis do seu negócio para divulgar as ofertas, imagens atrativas de produtos, e os benefícios de consumir os mesmos. 

 

Com dedicação,  planejamento de comunicação e um atendimento de qualidade, certamente vai conseguir atrair clientes para sua loja de bolos e também aumentar seus lucros. Então trabalhe com foco, planeje, faça, avalie e refaça quando necessário. Mantenha sua motivação e acredite no seu potencial.

 

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