Como ser empreendedor?

Muitas pessoas sonham em ser empreendedor, mas não sabem se estão preparados ou não, se tem perfil, ou se estão dispostas às muitas mudanças que envolve o ato de empreender. Como dizem os antigos, “podemos e devemos aprender pelos exemplos”, por isso selecionamos abaixo algumas características e hábitos de empreendedores de sucesso, para servir de inspiração e motivação.

 

  1. Para ser empreendedor é preciso saber se auto-avaliar

Duas das características para ser empreendedor são: ter capacidade para resolver problemas, e também ser capaz de mudar a si mesmo ou algo quando for preciso.

 

Um dos maiores empreendedores que o mundo já teve, dizia praticar auto avaliação todos os dias pela manhã. Steve Jobs, fundador da Apple, afirmou que: “nos últimos 33 anos, eu olhei no espelho todas as manhãs e perguntei a mim mesmo: ‘Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu iria querer fazer o que vou fazer hoje?’ Se a resposta for ‘não’ por muitos dias seguidos, eu sei que preciso mudar alguma coisa”.

 

  1. Durma bem

 

Dormir. Simples, mas muito necessário, tanto para sua saúde corporal, como mental. O período de descanso e de sono é fundamental para ser empreendedor. Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, contou em uma entrevista que para funcionar bem durante todo o dia, dorme sempre oito horas por dia, e prioriza os cafés da manhã com a família em casa.

 

  1. Seja organizado

 

Ser empreendedor não combina com falta de organização. O planejamento e avaliação das estratégias é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Parar, pensar e propor suas próximas ações, pode fazer toda a diferença. 

 

Bill Gates, o fundador da Microsoft afirmou passar por períodos de “isolamento” para planejar melhor suas ações futuras.

 

  1. Acorde cedo

 

Ocupar as primeiras horas do dia com atividades prazerosas, além da saúde física, contribui muito para o bom estado emocional, e também para a criatividade e consequentemente, novas ideias e estratégias, para quem quer ser empreendedor.

 

Grandes empreendedores também têm o hábito de acordar cedo e se exercitarem para serem mais produtivos, como é o caso de Richard Branson, fundador do Grupo Virgin. Ele diz acordar todos os dias as 5 da manhã para ter tempo de se exercitar e ficar com a família.

 

  1. Cuide da sua saúde mental

 

Essa prática também precisa fazer parte dos hábitos de quem deseja ser empreendedor. Jack Dorsey, co-fundador do Twitter, além de acordar todas as manhãs às 5 horas, medita durante 30 minutos para somente após preparar o seu café.

 

A meditação de acordo com estudos, estimula o sistema nervoso. Sendo benéfica para o bem-estar do corpo e da mente.

 

  1. Leia

 

Ler deveria ser hábito de todos, mas principalmente para aquele que quer ser empreendedor. Dan Gilbert, dono do Cleveland Cavaliers, lê de uma a duas horas por dia.

 

Além de um bom exercício para o cérebro, a leitura ajuda a enxergar as coisas com outra perspectiva e também a desenvolver a empatia necessário para um bom líder.

 

7.Saia da zona de conforto

 

Grandes empreendedores não podem se acomodar, eles devem sempre buscar o aprimoramento, ainda que ele cause algum incômodo e ou dificuldade. Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, poderia pagar tradutores, mas optou por ficar anos estudando mandarim, para então conseguir fazer reuniões neste idioma.

 

Medo e crescimento não conseguem dividir o mesmo espaço. Para ser empreendedor, é preciso ir além para evoluir.

 

  1. Reflita

 

A reflexão é hábito diário de grandes empreendedores. Jeff Weiner, diretor do LinkedIn, afirma que gasta duas horas de seu dia pensando. A reflexão das ações e ou erros além de possibilitar aquele que quer ser empreendedor ter novas ideias, também contribui para sua evolução pessoal e profissional. 

 

Quais desses hábitos precisa aprimorar ou incorporar para ter mais segurança de ser empreendedor? E se precisar de ajuda, não tenha vergonha de pedir. Tenha por perto bons profissionais  e uma boa equipe que possa te ajudar a alcançar o sucesso.

 

Gosta da área alimentar, de culinária e de produtos de qualidade? Talvez se interesse em saber mais sobre a nossa Franquia, acesse o site

 

Gostou do artigo? Siga o Instagram , Facebook e Youtube do Bolos do Cerrado e acompanhe outras dicas e novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *