Dicas de empreendedorismo feminino

Neste mês de março, que comemoramos o mês da mulheres, nada mais justo que falar sobre empoderamento feminino. As mulheres, cada vez mais se destacam no cenário empresarial.  

 

A participação delas na vida econômica brasileira aumenta a cada ano. De acordo com a pesquisa GEM Brasil 2015 (Global Entrepreneurship Monitor), o público feminino é mais expressivo do que o masculino, quando o assunto é a abertura de novos empreendimentos.

 

A proporção de “Empreendedores Novos” – os que têm um negócio com menos de 3,5 anos – é maior entre elas: 15,4% contra 12,6% de homens.

 

Se você é mulher, e ainda está em dúvida sobre empreender, veja abaixo algumas dicas para te ajudar.

 

Autoconhecimento

Alguns afirmam que essa é um dos motivos de tantos negócios comandados por mulheres, alcançarem o sucesso. Uma boa empreendedora precisa antes de tudo, se autoconhecer, para então ser capaz de entender qual papel vai desempenhar nos negócios. O empreendedorismo feminino, deve ser confiante. Por isso, avalie bem aquilo que te dará mais prazer, afinal um trabalho sem paixão, está fadado ao fracasso. 

 

Tenha metas e objetivos claros

Sem metas e objetivos seu sonho de empreendedorismo feminino, pode acabar não saindo do papel. Empreender é sim uma tarefa difícil e que envolve muitas decisões, mas quando se tem metas e objetivos claros, fica muito mais fácil colocar em prática seus planos. Sente, pensa e materialize o que você deseja para o seu negócio em um curto, médio e longo prazo. Análise o que será preciso para alcançar suas metas e objetivos. Tenha um planejamento e cronograma escrito para te ajudar a não se perder nas etapas. s

 

Tenha um capital

O empreendedorismo feminino, assim como qualquer outro grande passo em relação a vida profissional, requer planejamento financeiro. Será impossível iniciar seu negócio, sem um capital. Então, primeiro de tudo, tenha uma reserva, esteja consciente dos custos operacionais, tenha controle de gastos e seja muito bem organizada. Atualmente há muitas opções de financiamento e programas para empreendedores, se precisar de auxílio financeiro, faça pesquisas e veja qual se adequa melhor a sua realidade. 

 

Faça acontecer

Desde sempre as mulheres tem buscado seu espaço em várias áreas e no empreendedorismo feminino não seria diferente. Se já passou pelas etapas citadas acima, e tem certeza sobre seu desejo de ter seu próprio negócio, faça acontecer. Trabalhe muito, se emprenha, estude e dê seu melhor. Se precisar de ajuda, não tenha vergonha de pedir. Tenha por perto bons profissionais  e uma boa equipe que possa te ajudar a alcançar o sucesso.

 

Gosta da área alimentar, de culinária e de produtos de qualidade? Talvez se interesse em saber mais sobre a nossa Franquia, acesse o site

 

Gostou do artigo? Siga o Instagram , Facebook e Youtube do Bolos do Cerrado e acompanhe outras dicas e novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *