O que é fluxo de caixa?

Muitos que desejam empreender ficam em dúvida sobre o que é fluxo de caixa. O fluxo é um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. 

 

É um importante controle financeiro para análise dos gestores, via de regra, o Fluxo de Caixa é uma ferramenta que possibilita o registro de todas as transações financeiras de um negócio.

 

Manter um controle eficaz do Fluxo de Caixa garante ao gestor, não apenas identificar o “quanto” de recursos financeiros tem disponível, mas “quando” os valores irão entrar ou sair do negócio, e “quais” foram os investimentos realizados.

 

Existem diferentes Fluxos de Caixa, cada um deles tem características e objetivos únicos, portanto, é essencial conhecê-los, a fim de utilizá-los corretamente. Veja abaixo três exemplos importantes:

 

O que é Fluxo de Caixa Direto?

Essa é a metodologia mais utilizada no mercado, porque, considera a forma bruta das operações financeiras. Então o que é o fluxo de caixa direto? Ele organiza as entradas e saídas em categorias que condizem com as atividades da gestão. O Fluxo de Caixa direto fornece informações diariamente, exigindo maior empenho e também tempo da equipe de trabalho.

 

O que é Fluxo de Caixa Indireto?

Essa técnica se difere da anterior, pois, utiliza o balanço patrimonial para considerar a variação de ativos em um período. Então o que é o fluxo de caixa indireto? É uma gestão que contabiliza o lucro de um determinado intervalo e o reajusta a partir da amortização e depreciação. Saiba que esse documento também é utilizado por contadores para descobrir se a empresa teve lucro ou prejuízo.

 

O que é Fluxo de Caixa Projetado? 

Em resumo, o Fluxo de Caixa projetado não utiliza os valores que já foram acrescentados ou removidos do orçamento. Então o que é fluxo de caixa projetado? É o tipo de fluxo que  tem o objetivo de prever receitas e gastos. Desse modo, é possível preparar o orçamento para pagar as despesas e garantir o respeito aos prazos. Acompanhe o Fluxo de Caixa projetado constantemente e nunca seja pego de surpresa em sua rotina.

 

Conclusão

Como todas as despesas são documentadas no Fluxo de Caixa, é possível reduzir e otimizar o uso do capital no empreendimento. Consequentemente, sobra mais dinheiro para investir em áreas de maior relevância, como a contratação de funcionários, a compra de equipamentos e também a expansão do local de trabalho. 

 

Dessa forma, entender bem o que é fluxo de caixa e o cumprimento das obrigações financeiras, são itens que não podem faltar em sua organização. Com o Fluxo de Caixa, é possível manter o controle de tudo o que acontece, definindo ações preventivas e corretivas no orçamento. 

 

As atitudes de um empreendedor definem o sucesso do negócio, nessas horas, agir sem pensar é algo que nunca pode acontecer e não poderia ser diferente ao trabalhar com o Fluxo de Caixa. Conclui-se, então, que esse elemento disponibiliza todas as informações que você precisa ao realizar o planejamento estratégico do negócio e tomar decisões.

 

Gostou do artigo? Siga o Instagram , Facebook e Youtube do Bolos do Cerrado e acompanhe outras dicas e novidades. Se tem interesse em saber mais sobre a nossa Franquia, acesse o site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *