O que é gestão financeira?

Estamos aqui para explicar um pouco sobre o que é gestão financeira. Um assunto que sempre será atual e fundamental na vida de qualquer organização. Mesmo que você já tenha um pouco de conhecimento sobre gestão de finanças. aconselhamos ler até o final, porque muitas pessoas cometem erros básicos que podem causar sérios problemas. 

 

O que é gestão financeira?

Vamos começar explicando sobre o que é gestão financeira pelo básico. Ou seja, é saber organizar e ter conhecimento total sobre controles de entradas e saídas, análise para tomada de decisões, estratégias para saber qual caminho seguir e procedimentos a ser adotados para potencializar o ganho da empresa. Sendo assim, diversos fatores precisam ser observados como: controle de caixa, estoque, faturamento e gestão de clientes.

 

Outra questão importante sobre uma boa gestão financeira, é saber se a empresa está operando com lucro ou prejuízo. A grande maioria das empresas entende que se houve sobra  de dinheiro no caixa, a operação está dando lucro. Mas às vezes mesmo não sobrando dinheiro, a operação está no lucro, porque, o recurso está investido em estoque.

 

Como ter uma boa gestão financeira?

Agora que você já sabe o que é gestão financeira, é preciso se fazer alguns questionamentos para verificar até que ponto se tem o real controle sobre o próprio negócio, e dessa forma, conseguir uma boa gestão:

– Como andam as finanças da empresa?

– Onde estão concentrados os maiores investimentos?

– O que gera mais despesas?

– O que precisa de mais atenção no negócio?

– A empresa está dando lucro ou prejuízo?

 

Se não possui respostas para estas perguntas, cuidado! A gestão financeira dessa empresa, não está sendo feita de forma adequada. Estamos diante de um assunto delicado, pois, muitas empresas têm fechado suas portas por falta de conhecimento aprofundado sobre o que é gestão financeira. 

 

Alguns pontos podem ser observados, para que se tenha uma ideia do que fazer para ter controle do próprio negócio:

– Compra mais do que vende?

– Analisa o fluxo de caixa?

– Faz DRE?

– Acompanha relatórios?

– Sabe onde está seu dinheiro?

 

Só analisando esses indicadores é possível entender para onde sua empresa está indo. Se deve continuar trabalhando da mesma forma ou tomar um rumo diferente, assumindo medidas para melhorar os resultados.

 

Gostou do artigo? Siga o Instagram , Facebook e Youtube do Bolos do Cerrado e acompanhe outras dicas e novidades. Se tem interesse em saber mais sobre a nossa Franquia, acesse o site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *