O significado de empreendedorismo

O significado de empreendedorismo pode ser descrito como: a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. Porém a palavra é também muitas vezes definida como a habilidade em criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio. 

 

Podemos dizer, então, que o empreendedorismo é uma característica. É verdade que algumas pessoas possuem essas disposições naturalmente. No entanto, é preciso manter em mente que é possível desenvolver essas habilidades.

 

O significado de empreendedorismo além dos negócios

 

O significado de empreendedorismo pode não estar relacionado diretamente à negócios. Pessoas podem demonstrar um pensamento empreendedor em casa, na escola ou na vida pessoal. Primeiro de tudo, o empreendedorismo trata, afinal, de criatividade, solução de problemas e visão estratégica. Entendemos portanto que o empreendedorismo é um conjunto de características, das quais listamos algumas abaixo:

 

Criatividade: desenvolver a criatividade é essencial. O empreendedorismo inclui a boa imaginação, capacidade de solucionar problemas de maneira inovadora e de pensar fora da caixa.

Iniciativa: a pessoa empreendedora não espera que alguém lhe diga que um problema deve ser solucionado. Ela está sempre procurando melhorias e novas formas de fazer as coisas.

Pensamento estratégico: o planejamento, visão e solução de problemas são características essenciais para as pessoas empreendedoras.

Autoconfiança: sem confiança em suas capacidades, o empreendedorismo não pode perseverar. Afinal, é necessário confiar em seu julgamento para demonstrar iniciativa ou propor soluções.

Otimismo: encarar erros como oportunidades de aprendizado e a vida no geral de maneira mais positiva é um dos significados de empreendedorismo mais proeminentes.

Resiliência: resistir, se adaptar e tentar novamente, também são habilidades necessárias para quem deseja conquistar qualquer coisa. 

Adaptação: conquistar grandes objetivos inclui encontrar obstáculos e imprevistos no caminho. Por isso, é preciso possuir a capacidade de se adaptar, ajustar os planos e continuar insistindo.

Manejo da ansiedade e riscos: o significado do empreendedorismo, por definição, exige que você saia da sua zona de conforto. Por isso é fundamental saber lidar com riscos e ansiedades.

Desejo de protagonismo: finalmente, a pessoa empreendedora tem vontade de se destacar. Quer mudar o mundo, quer melhorar a vida de outras pessoas e, principalmente, quer deixar um legado em seu nome.

 

Pessoa empreendedoras

Como vimos que o significado de empreendedorismo vai além dos negócios, podemos então afirmar que não é preciso montar o próprio negócio para se beneficiar com o empreendedorismo. 

 

Cada vez mais, empresas dão prioridade a colaboradores com essas características, tanto na contratação quanto no momento de oferecer promoções. Isso porque pessoas empreendedoras são muito úteis no ambiente corporativo. Elas possuem visão estratégica e também a capacidade de identificar problemas, mesmo antes que eles aconteçam. 

 

Além disso, estão sempre mostrando pro atividade e oferecendo novas soluções criativas e eficientes. O empreendedorismo também gera colaboradores mais motivados, e dispostos a se dedicar por completo quando seus objetivos estão alinhados com os objetivos da empresa. Esse colaboradores são valiosíssimos em cargos de liderança, já que possuem alta capacidade de adaptação. Empreendedores são líderes natos.

 

Gostou do artigo? Siga o Instagram , Facebook e Youtube do Bolos do Cerrado e acompanhe outras dicas e novidades. Se tem interesse em saber mais sobre a nossa Franquia, acesse o site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *