PDV criativo, julgando o livro pela capa!

 Por Diego Rocha*

O termo “julgando o livro pela capa” pode sim ser aplicado nos negócios. Ainda é comum o julgamento de valor pela aparência. Todos nós mesmo que “automaticamente” já fizemos isso ou ainda vamos fazer. E nosso clientes também. Eles julgam a aparência do nosso negócio. 

Vamos nos colocar em uma situação: acabamos de mudar para um bairro novo, e saímos de casa em busca de tomar um café da manhã, encontramos duas padarias uma de frente para outra.

A Padaria 1: tinha uma fachada desbotada, não havia cadeiras nem mesas e o interior da loja estava escuro.

A Padaria 2: a fachada estava em bom estado, tinha mesas e cadeiras para sentar, e a loja estava tão bem iluminada, que você consegue ver o padeiro acabando de colocar o pão de queijo quentinho no expositor.

Te pergunto, em qual você entraria? Se você não ficou comovido pelo pão de queijo, certamente os outros fatores como: bom estado da fachada, a iluminação e as cadeiras para sentar te levariam para a Padaria 2. Ou seja, uma boa comunicação resultam em um PDV criativo e consequentemente em maior chance de vendas. 

Benefícios de um PDV criativo

A comunicação para um  PDV criativo vai muito além deste simples exemplo que citei, segundo a pesquisa da Veronis, Suhler & Associates os principais sentidos que influenciam a decisão de compra no Ponto de Venda (PDV) são: 

PDV criativo

Devemos estimular ao máximo as experiências sensoriais dos nossos clientes, iniciando pela fachada e entrada bem convidativa para que entrem e olhem as ofertas. O espaço interior da loja também deve estar bem disposto, o aroma para trazer a percepção olfativa, a música no ambiente para climatizar e deixar o cliente bem à vontade, os displays bem dispostos com a exposição dos produtos e marcas.  

Mesmo no meio de tantos produtos que desejam destaques, não podemos saturar o ambiente para deixá-lo desconfortável. Sócrates disse: “a maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer”.

Hoje temos diversas ferramentas para deixar o PDV criativo, das quais utilizam cores, design de equipamentos, comunicação visual, iluminação, som, aromas e texturas, unindo-se a arquitetura.  Desta forma, a comunicação no PDV passa a agir por meio dos sentidos, capturando a atenção e estimulando também a experimentação para realizar a venda.

Como estimular a comunicação no PDV?

Criar um PDV criativa e estimular as vendas, é feito principalmente por meio da ação que chamamos de merchandising, que segundo Regina Blessa é: “ qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda, que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.”

Ou seja, primeiro de tudo é preciso estimular a decisão de compra dos seus clientes, e para isso, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Produto: ele deve ser o centro das atenções, a sua ação deve promover a interação do seu cliente com o produto.
  • Lugar: qual local mais adequado para que o cliente consiga visualizar o produto. Lembrando que cada cliente tem um perfil de produto.
  • Momento: são especiais para potencializar promoções sazonais. No verão estimular a vendas de protetores solar, sorvetes, bebidas geladas. 
  • Quantidade: sempre dimensione o tamanho ideal para o seu mostruário, não deixe espaços vazios ou em quantidade mínima e o excesso de forma exacerbada pode causar estranheza.
  • Preço: é comum atrair o consumidor pelo preço, pois é uma ação que vende. Mas sempre devemos honrar nossas ofertas.

O ponto de vendas com outros olhos

Se você está procurando  aumentar a suas vendas, é bom começar olhar o seu PONTO DE VENDA com outros olhos. Uma pesquisa que foi realizada pela Point of Purchase Advertising Institute,  indica que 85% dos brasileiros decidem a compra no PDV, para termos um comparativo, nos EUA o índice é de 72%.

Esse índice tão alto pode ser explicado pelo fato de uma grande parcela das pessoas, não conseguir planejar determinadas compras. Ou seja, se seu negócio tiver um PDV criativo , e um ambiente propício para comprar, suas chances de sucesso aumentam muito. 

Sabendo disso agora mãos à obra e boas vendas.

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* Diego Rocha | Gerente de Marketing da Shop Franchising 

Com mais de dez anos com experiência no marketing, orbitando em diversas áreas desta grandiosa ciência, tenho o prazer de estar sempre aprendendo algo novo a cada dia. É com versatilidade que busco buscar trilhar o caminho de forma clara e objetiva sempre em busca do novo, a fim de potencializar os resultados. Sou apaixonado por planejar e executar estratégias, vislumbrando a projeção do resultado e o esforço aplicado. 

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