Por que preciso fazer planejamento estratégico de uma empresa?

No mundo dos negócios, planejamento pode ser considerado sinônimo de conhecimento e sucesso. Afinal é por meio dele que é possível saber de fato as necessidades e oportunidades do seu empreendimento. Listamos abaixo algumas informações e dicas para que você entenda a grande importância de fazer planejamento estratégico de uma empresa.  

  

O que é planejamento estratégico de uma empresa? 

O planejamento estratégico de uma empresa é aquilo que vai estabelecer parâmetros para o negócio. É por ele que você conseguirá identificar e criar metas sobre como, quando e onde seu negócio vai chegar. Ele funciona como um roteiro para te orientar sobre os melhores caminhos e ações a seguir.  

 

É muito importante fazer planejamento estratégico, pois por meio dos direcionamentos dele que se torna possível traçar os rumos do sucesso. Planejar estrategicamente é a forma mais eficiente de aproximar o empreendedor de seus objetivos futuros.  

 

Todos os empreendedores precisam fazer planejamento estratégico? 

Sim! Ele é essencial para todas as empresas, sejam elas, pequenas, médias ou grandes. Independente se seu objetivo é:  aumentar as vendas, abrir uma filial, reduzir custos, e ou oferecer novos serviços, sem um bom planejamento estratégico de um empresa, você e seus colaboradores não saberão como agir de forma assertiva.  

 

Sem ele seu negócio pode acabar navegando sem uma direção. Consequentemente, não chegará a lugar nenhum.  Além disso, você só será capaz de abrir vantagem competitiva aos seus concorrentes e se destacar no mercado, quando planejar e executar bem suas ações estratégicas. 

 

Por onde começar?  

Há diferentes formas e meios de se fazer o planejamento estratégico de uma empresa. Mas de forma geral, é muito importante responder a três perguntas: Onde estou? Para onde quero ir? Como chegar lá?  Ao responder estas questões, você já estará se planejando. A consciência da sua realidade e dos seus objetivos, é o primeiro passo para a boa gestão empresarial.  

 

Após, é preciso analisar o cenário e os concorrentes da sua área de negócios, para então conseguir definir as metas, e as estratégias para alcançá-las. A elaboração desse programa de ações, vai orientar a forma como sua empresa será organizada para desenvolver seus produtos e serviços. 

 

Check-list para o planejamento estratégico de uma empresa 

Como já citamos acima, fazer planejamento estratégico de uma empresa é essencial e para todos. Mas a forma como ele vai ser feito, vai depender do ciclo do seu negócio e da sua área de atuação. Porém é possível se orientar por este check-list básico:   

 

  1. Ter consciência dos pontos fortes e fracos do negócio; 
  2. Analisar o mercado com suas oportunidades e ameaças; 
  3. Estabelecer uma visão a curto, médio e longo prazo; 
  4. Estabelecer metas de 10, 5 e 1 ano 
  5. Planejamento mensal e anual, com revisão semestral ou bimestral. 

 

Fazer um bom planejamento vai guiar seus passos nos próximos meses ou anos, sendo determinante para o seu futuro empresarial. 

 

Você sabia que todo o planejamento estratégico de uma empresa pode ser facilitado ao optar por uma marca franqueada? Isso mesmo! Quando se investe em um negócio já testado, o franqueador te forneça informações, meios, contatos e treinamentos para facilitar e simplificar sua gestão comercial e estratégica. 

 

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