Por que temos mais fome no frio?

A temperatura está caindo, o inverno chegando, e tem duas coisas que não saem da nossa mente: cobertores quentes e comida.  O cobertor e as roupas são óbvias, precisamos nos manter aquecidos, mas e a comida? Por que será que temos mais fome no frio?

Por que temos mais fome no frio?

 De acordo com nutricionistas e médicos é normal e comum sentirmos mais fome no frio. E a explicação para isso, é biológica. 

 

Em temperaturas mais baixas, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, e como consequência desse aumento de energia, vem também o aumento de apetite.

 

Ou seja, é muito importante uma alimentação equilibrada e em quantidades suficientes para fornecer combustível para o organismo, e assim nos manter saudáveis. Além disso, a comida, vai muito além da sua função principal. Ela aquece o corpo, e também a alma. 

 

Sempre há uma comida ou refeição que nos traz uma memória afetiva de alegria e ou satisfação não é mesmo? Ou seja, além da função biológica, ela também tem a função de nos proporcionar bem-estar; 

 

Então não há problema em ter mais fome no frio, a dica é ficar atento na escolha e tipo dos alimentos, para  não passar no limite e ser prejudicial. 

 

 Como manter bons hábitos mesmo tendo mais fome no frio

 

Como já mencionamos, ter mais fome no frio não é o problema, e sim suas escolhas. Por isso separamos algumas dicas para você se manter saudável e feliz nas temperaturas mais baixas. 

 

Faça atividades físicas: como sentimos mais fome no frio, é normal aumentarmos a ingestão calórico, então o recomendado é que não abandone as atividades físicas. Mesmo quando bater aquela preguiça por causa do frio, se esforço e movimente-se um pouco. 

 

Hidratar-se: é comum as pessoas consumirem menos água no inverno, mas esse é um hábito ruim. A boa hidratação é vital para o bom funcionamento do organismo em qualquer estação do ano. 

 

Saladas: é mais complicado para algumas pessoas, consumiram comidas frias no inverno, mas tente acrescentar sempre que possível algumas folhas e legumes, elas além de bons nutrientes, também ajudam com a fome no frio. Isso porque são fonte de fibras e auxiliam na saciedade.

 

Adapte às porções: se não consegue abrir mão de um alimento, e durante o inverno, tem ainda mais vontade de consumi-lo, tente moderar as porções, e ou dividi-las ao longo das refeições, para não consumir uma grande quantidade de uma só vez.

 

Não se prive, mas fala boas escolhas: com exceção daqueles que tem alguma problema de saúde e precisam se privar de alguns alimentos por indicação médica, não é preciso se privar totalmente de um ou outro alimento por receio de engordar ou de comer demais porque está com mais fome no frio. 

 

A dica é comer de forma consciente, por exemplo, se ama um bolinho quente mais calórico, coma uma ou duas fatias, e não o bolo todo de uma vez. Ainda há as opções mais saudáveis daquele seu alimento preferido, os bolos sem açúcar ou integral também são muito bons. Não significa que você não pode comer a versão tradicional, mas quando quiser variar, experimente as outras versões também.

 

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