Qual a origem da festa junina?

É quase impossível alguém que não goste das festividades e alegria do mês de junho. É tão bom, que alguns locais estendem as festas até julho. Mas já se perguntou ou já sabe qual a origem da festa junina? 

Se ainda não conhece a história, te convidamos a lê-la abaixo. 

 

Origem da Festa Junina

 

Talvez o que a maioria sabe, é da ligação das comemorações com os santos católicos, mas a verdadeira origem na festa junina, é pagã, ou seja, não tem relação com o catolicismo. 

 

As festividades surgiram ainda antes da Idade Média, para anunciarem o solstício de verão e de inverno, e também para homenagear os deuses da natureza e da fertilidade.

 

A adesão da festa junina pela igreja, introduziu como motivo das comemorações os dias dos santos : Santo Antônio, São Pedro, e o mais conhecida da data, São João. 

 

No Brasil, a origem da festa junina veio por meio dos Portugueses. E desde então, a comemoração já sofreu influências das culturas africanas e indígenas, dando características peculiares, dependendo de que parte do país se esteja. 

 

Características das Festas Juninas

 

Desde a origem da festa junina até os dias atuais, muitas coisas mudaram nas festividades, mas uma característica sempre estive presente: a alegria!

 

Atualmente nas principais partes do Brasil, vemos festas juninas com muitas cores, comidas, danças e certos elementos caipiras. Ainda que nosso país tenha uma rica e diversificada culinária, certamente três ou mais elementos fazem parte de todos os estados, nas comemorações juninas. 

 

Comidas típicas: o chamado arraial sempre conta com bolos de milho, milho quente, doces de amendoim, canjica, caldos e também quentão (bebida feita com gengibre e cachaça) para acompanhar as comidas.   A Bolos do Cerrado dispõe com um festival de delícias para festas juninas. 

 

Danças: as danças podem até variar de uma região para outra, mas de forma geral, é feita em grupos e com alguns elementos caipiras. A dança de origem da festa junina, conhecida de quadrilha foi inspirada em danças de salão da França. 

 

Ambientação: o ambiente talvez seja a parte mais encantadora das festas juninas. Muita cor, balões, bandeirinhas, e ainda barraquinhas e uma fogueira. Tudo isso, faz com que a festa fique ainda mais divertida e interativa. 

 

Brincadeiras e simpatias: Desde a origem da festa junina no Brasil, são feitas durante a festividade brincadeiras para entreter ainda mais os convidados. Vão desde brincadeiras voltados ao público infantil como, por exemplo, a pescaria, até brincadeiras mais adultas, como conseguir acertar o alvo. Simpatias também fazem parte da tradição em alguns região. Conseguir subir do pau de sebo e ou passar descalço pela fogueira sem queimar os pés, são algumas delas. 

 

Gostou de conhecer a origem da festa junina? Nós conte qual a sua parte preferida nas festas? A nossa sem dúvidas, são as delícias culinárias. 

 

Gosta da área alimentar, de culinária e de produtos de qualidade? Talvez se interesse em saber mais sobre a nossa Franquia, acesse o site

 

Gostou do artigo? Siga o Instagram , Facebook e Youtube do Bolos do Cerrado e acompanhe outras dicas e novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *