Qual investimento seguro para começar a empreender?

Se você deseja começar a empreender e busca um investimento seguro, saiba que o mercado de franquias é uma das grandes apostas para este e o próximo ano. A preferência pelas franquias se deve principalmente por ser um negócio com menores riscos, com maior probabilidade de lucros, e com menos tempo de retorno. O setor apresenta números crescentes, com grandes expectativas mesmo em tempos de crise. 

 

Quando o dono da franquia (franqueador), desenvolve o modelo de negócio, ele testa e busca a aprovação dos clientes para então agregar os franqueados. Ou seja, um investimento bem mais seguro se comparado a um negócio iniciado do zero, e muito mais facilitado para quem deseja começar a empreender. 

 

Veja abaixo porque as franquias são bons negócios.

 

Motivos para começar a empreender no mercado de franquias

 

O franchising surgiu no Brasil nos anos 90, e desde então nunca  recuou. Na contramão das crises, as franquias continuam registrando crescimento. O que deixa evidente que é um investimento seguro principalmente para quem deseja começar a empreender. 

 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 186,755 bilhões de reais em 2019, representando um aumento de 6,8% comparado a 2018.  

 

Para se ter ideia da força das franquias, mesmo com a pandemia de Coronavírus, que abalou todas as relações comerciais, o franchising ainda teve aumento de 0,2% no faturamento do 1º trimestre de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Foram R$ 41,537 bilhões de reais de faturamento entre janeiro e março. 

 

A estabilidade e credibilidade do setor fazem da franquia um investimento seguro, e uma ótima opção se você deseja começar a empreender.

 

Investimento seguro

 

A franquia é um investimento seguro porque  oferece a menor taxa de mortalidade entre as empresas. Um estudo feito pela ABF, mostra que a taxa de fechamento de franquias foi de apenas 2,9%. Já entre as empresas iniciadas do zero, de acordo com o estudo Sobrevivência das Empresas no Brasil, organizado pelo SEBRAE, foi de aproximadamente 25%.

 

Além disso, segundo especialistas, a chance de sucesso com uma franquia é de cerca de cinco vezes maior se comparado à uma empresa comum. 

 

Ou seja, começar a empreender com uma franquia, certamente te dará mais segurança e confiança para iniciar seu negócio. 

 

O grande diferencial da franquia, que a torna um investimento seguro, é o fato de que ela oferece o que as pesquisa aponta como principal dificuldade em começar a empreender: o planejamento. Como a franquia já é um modelo pronto e testado, todo o planejamento e estratégias que vai do ponto de venda às fornecedores, já vão prontos para o franqueado.

 

Operacional facilitado

 

Para quem vai começar a empreender, contar com a expertise de um empreendedor experiente, certamente deixará seu investimento seguro. 

 

O planejamento e operacional são menos dois problema ao apostar no mercado das franquias. O franqueador já conhece o perfil do cliente, a aceitação dos produtos, as formas de vender mais, e todos os detalhes que envolve a operacionalização. 

 

Forma de atendimento, montagem da loja, ações promocionais, fornecedores, custos fixos, treinamento, implantação e tudo mais que envolve montar, abrir e gerir seu negócio, já lhes serão entregues com as instruções e formas de executar. 

 

Suporte para seu negócio

 

E não pense que ao começar a empreender em uma franquia, apenas vai ser entregue um “manual” com tudo que precisa fazer para se adequar a marca. Muito pelo contrário, é um investimento seguro porque você terá todo apoio e suporte do franqueador para que tudo dê certo.  Você não recebe somente uma “fórmula pronta”, recebe também treinamentos para compreender essa fórmula e suporte para tirar todas as dúvidas e desenvolver seu negócio da forma mais lucrativa possível. 

 

Então mesmo que você seja novo na área, terá uma gestão facilitada porque terá orientação até mesmo na seleção dos funcionários e nos treinamentos da sua equipe.

 

E esse suporte não é apenas para a parte burocrática e operacional, as franquias também auxiliam os franqueados na comunicação e marketing do negócio.

 

Facilidades financeiras

 

A franquia é um investimento seguro principalmente para quem vai começar a empreender até mesmo no que diz respeito ao capital do investimento. Por se tratar de um modelo já testado, marca consolidada, e de toda organização e legalidade do setor, existem várias linhas de crédito especialmente para esta finalidade. Então, mesmo que não tenha o  capital suficiente, ao optar por uma franquia, esse será mais um facilitador. 

Além disso, se torna ainda mais seguro porque você antes mesmo de começar, já terá acesso aos gastos e capital de giro. Por ser um negócio já testado, ao começar a empreender com uma franquia você já recebe a padronização de custos, o plano estrutural e o planejamento de gastos. 

 

Então se quer começar a empreender em um investimento seguro, aposte em uma franquia. E se não sabe qual área escolher, saiba que o segmento de alimentação é o setor mais forte do franchising.

 

Gosta da área alimentar, de culinária e de produtos de qualidade? Talvez se interesse em saber mais sobre a nossa Franquia, acesse o site

 

Gostou do artigo? Siga o Instagram, Facebook e Youtube do Bolos do Cerrado e acompanhe outras dicas e novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *